top of page

O objetivo do Projeto Executivo é indicar toda a sinalização prevista a ser implantada na rodovia e na ligação com o Projeto Viário de Acesso, de forma que seja possível sua perfeita implantação na etapa de  execução das obras.

Os quantitativos para cada tipo de sinalização devem fornecer a base para a elaboração do orçamento definitivo.

Projeto Executivo de Sinalização Vertical.

Na elaboração do Projeto Executivo de Sinalização Vertical, para cada placa empregada, devem ser indicados, com precisão, o seu tipo, localização, dimensões e suporte, abrangendo os seguintes tipos de sinalização:

  • Regulamentação;

  • Advertência;

  • Indicação, incluindo-se nesta categoria as placas de identificação, de orientação de destino, educativas, de serviços auxiliares, de atrativos turísticos, de localização e de apoio operacional.

​​

O projeto deve apresentar o tipo de suporte de cada placa, isto é, se suspensa em pórticos, semipórticos ou postes, com braços projetados ou não, e placas em coluna. Esses suportes devem ser adequadamente dimensionados e detalhados como parte do projeto.

Devem-se considerar os detalhes como tipo de fixação da placa no suporte, fundação do pórtico e semipórtico ou, se for o caso, fixação em muretas centrais ou laterais ou outros dispositivos.

Para todas as placas devem ser informadas as alturas das letras e cor do fundo.

Para efeito de orçamento, o projeto deve apresentar os quantitativos de placas correspondentes às áreas de placas e suportes.

O projeto deve indicar, além das placas a serem colocadas, as existentes que devem ser retiradas e remanejadas. Os quantitativos de placas também devem ser apresentados nessas categorias, quais sejam placas a colocar, a retirar e a remanejar.

Projeto Executivo de Sinalização Horizontal:

O Projeto Executivo de Sinalização Horizontal é composto por marcas longitudinais, transversais, de canalização, de delimitação e controle de estacionamento ou parada e por inscrições no pavimento ou legendas.

O projeto deve indicar toda a sinalização horizontal prevista com os detalhes e amarrações necessárias à sua implantação. Deve indicar, ainda, os materiais a serem empregados e os quadros com os quantitativos por tipo de material e cor de pintura utilizada.

A repintura de sinalização horizontal prevista deve ser indicada no projeto. Nesse caso, os quantitativos devem indicar também a sinalização a ser apagada.

O orçamento do projeto deve indicar os quantitativos de pintura por tipo e cor a ser implantada.

Projeto Executivo de Dispositivos Auxiliares:

O projeto dos dispositivos auxiliares deve compor-se de:

  • Tachas;

  • Balizadores;

  • Marcadores de alinhamento;

  • Marcadores de perigo;

  • Marcação de obstáculos;

  • Ondulações transversais.

O projeto deve indicar todos os dispositivos auxiliares previstos com os detalhes e amarrações necessários à sua implantação.

Deve indicar, ainda, os materiais a serem empregados e os quadros com os quantitativos por tipo de dispositivo utilizado e se necessário ser indicado o reaproveitamento de dispositivos existentes ou a sua remoção, conforme o caso.

© 2021 by Luan Teles.

bottom of page