top of page

Na fase de Elaboração do Projeto Executivo de Geologia e Geotecnia serão detalhadas as soluções apontadas no Projeto Básico.

Também devem ser investigados os pontos mais sensíveis da obra ou os que tiveram alteração da solução, seja por indicação dos estudos ambientais ou adequação no Projeto Geométrico.

São apresentados estudos detalhados para as regiões onde forem indicadas soluções construtivas que demandem estudos mais pormenorizados, como contenções e áreas que apresentem solos com baixa capacidade de suporte.

O mesmo procedimento deve ser seguido no caso de regiões complexas do ponto de vista geológico-geotécnico, como áreas de escorregamentos e solos moles, cujas investigações, executadas nas fases anteriores, não tenham sido suficientes para adoção de soluções mais adequadas do ponto de vista técnico-econômico.

os estudos para a elaboração do Projeto Executivo de Geologia e Geotecnia constam da execução da sequência de procedimentos indicados no Projeto Básico, complementando os dados levantados e os documentos elaborados, alimentando o modelo geológico do local no sentido da otimização.

​​

Os estudos geológicos e geotécnicos na Fase de Projeto Executivo, contribuem na otimização do traçado e das soluções de implantação e definição de:

  • Taludes de cortes e aterros e proteção superficial;

  • Métodos de escavação a serem utilizados, equipamentos e plano de fogo;

  • Necessidade e dimensionamento das obras de contenção;

  • Drenagem superficial e subterrânea;

  • Fundação de aterros e obras de arte corrente;

  • Origem e distribuição dos materiais de construção;

  • Caracterização tecnológica dos materiais de construção.

Salienta-se que, na fase de execução das obras, o Acompanhamento Técnico de Obras, ATO, é particularmente importante na execução de cortes e aterros ou em maciços de filitos, folhelhos, solos expansivos.

O trabalho consiste no mapeamento geológico-estrutural das frentes de escavação para confirmação dos materiais e observação de seu comportamento para alimentação do modelo geomecânico adotado, haja vista embora em alguns casos, o espaçamento das sondagens acaba por não refletir o maciço encontrado nas escavações.

Deve-se verificar a compatibilidade entre o comportamento previsto no projeto e a realidade de implantação. Devem ser tomadas providências quanto à adaptação de soluções adotadas, aferição de estimativas de quantidades, solução para condicionantes geológico-geotécnicos não identificados.

© 2021 by Luan Teles.

bottom of page