top of page

Na fase de Elaboração do Projeto Básico de Geologia e Geotecnia a diretriz de traçado definida no Projeto Funcional será analisada segundo os fatores condicionantes geológicos levantados durante os estudos preliminares.

O objetivo do Projeto Básico de Geologia é a otimização do traçado e indicação das soluções mais adequadas, considerando, inclusive, os aspectos ambientais.

Essas soluções devem determinar os quantitativos de materiais e serviços e o orçamento das obras com maior precisão em relação à fase anterior.

Mapeamento de Campo.

O Projeto Básico de Geologia e Geotecnia inicia-se com a execução do mapeamento geológico-geotécnico de campo e deve ser executado a partir da aferição dos dados coletados durante os estudos preliminares e da incorporação dos dados de traçado, como greide (nível da pista) e off-sets (limites das obras).

Essa etapa de projeto gera uma base cartográfica com indicação do traçado e da estaca de início e fim das obras, onde devem ser indicados os métodos de investigação a ser executados.

Os afloramentos em rocha devem receber atenção especial, com levantamento das atitudes das descontinuidades e suas descrições conforme as normas indicadas pela Sociedade Brasileira de Mecânica de Rochas. O levantamento de atitudes deve ser em número suficiente para montagem dos estereogramas de distribuição, de maneira que se possa formular um modelo geológico-estrutural para a região.

Esses dados devem auxiliar no estudo de estabilidade dos taludes de corte e aterro ao longo do traçado.

Investigações Geológicas.

As investigações geológicas visam à caracterização da região de implantação do Projeto Viário de Acesso e à elaboração do modelo geológico e geomecânico local.

São utilizados aerofotointerpretação da área, mapas geológicos, pedológicos, geotécnicos, topográficos, análise de investigações geológico-geotécnicas eventualmente existentes, além de outros dados que caracterizem os maciços ocorrentes.

São interpretados os dados quanto à natureza da litologia, formação e idade a que pertence, textura e estrutura, morfologia, presença de formações superficiais e de maciços alterados e suas características.

Também são estudados os dados a respeito da água subterrânea, incluindo a estimativa de valores de permeabilidade dos maciços e a surgência de água e do nível do lençol freático.

O detalhe das investigações geológicas a serem feitas está ligado ao tipo de obra a ser implantado e à complexidade da natureza geológica local.

Realização de sondagens e ensaios geotécnicos com solos do subleito.

A amostragem para os estudos geológico-geotécnicos é realizada por meio de furos de sondagens (modalidades: sondagem a trado e sondagem a percussão) , com espaçamento entre dois furos consecutivos, no sentido longitudinal definido pelo Engenheiro Geotécnico.

Os furos de sondagens devem ser locados e amarrados no sistema de estaqueamento do Projeto Geométrico e com base em informações contidas na vistoria de campo realizada na etapa de Projeto Funcional.

As sondagens para reconhecimento táctil-visual, coleta de amostras dos solos do subleito, traçado do perfil geotécnico do subleito e anotação da cota do nível d’água, se constatado, devem ser executados com auxílio de equipamentos manuais do tipo: trado espiral, cavadeira, pá, picareta etc.

A profundidade das amostras em relação ao greide acabado de terraplenagem deve ser de 1,5 m ou mais no caso de ocorrência de solos inadequados sujeitos a remoção.

Os ensaios geotécnicos devem ser realizados de forma a avaliar os materiais entre 0,0 m e 1,5 m abaixo da cota do greide final de terraplenagem, por meio da coleta de amostras de solos por horizonte verificado no furo executado. Caso haja mais de um horizonte avaliado na análise táctil-visual, devem ser coletadas e ensaiadas amostras representativas de cada horizonte.

Os solos do subleito devem ser estudados conforme os seguintes ensaios geotécnicos:

  1. a) ensaios in situ: massa específica aparente do solo e teor de umidade natural;

  2. b) ensaios de laboratório:

  • Compactação de solos com equipamento miniatura;

  • Determinação da perda de massa por imersão de solos compactados;

  • Determinação do índice de suporte CBR e da expansão;

  • Índice de Suporte Califórnia (ISC);

  • Análise granulométrica completa de solos, incluindo ensaio de sedimentação.

© 2021 by Luan Teles.

bottom of page