top of page

Nesta fase de elaboração do Projeto Básico de Terraplenagem, os horizontes dos diversos materiais devem estar caracterizados ao longo do eixo da via como materiais de 1ª, 2ª e 3ª categorias, solos moles, solos inadequados para aterros ou aproveitáveis somente para corpo, isto é, núcleo, de aterros.

Os materiais previstos devem ser caracterizados para a finalidade pretendida.

Para cálculo de volume deve-se considerar a espessura da caixa de pavimento; nos locais em corte deve-se adicionar o volume, enquanto que nos locais de aterro deve-se subtrair o volume em relação ao greide projetado.

Os taludes de corte e aterro definidos nos estudos preliminares devem ser reavaliados, em função das sondagens e ensaios realizados pelos estudos geotécnicos nesta etapa.

Deve-se elaborar a movimentação dos volumes de terraplenagem, com as compensações longitudinais.

Deve ser prevista a localização dos locais de depósito de materiais excedentes e áreas de empréstimos, se assim for necessário, de forma a atender aos aspectos geológicos e geotécnicos, de drenagem, paisagísticos, de custo e de proteção ao meio ambiente.

​​

Os volumes e os seus respectivos momentos de transportes devem ter grau de precisão suficiente para contratação dos serviços e devem fornecer subsídios para refinamento do Projeto Executivo de Geometria, visto que o Projeto de Terraplenagem é decorrente do Projeto Geométrico.

O memorial descritivo deve conter os critérios adotados para a elaboração do projeto de terraplenagem, abrangendo pelo menos os seguintes dados:

  • Resumo de limpeza e destocamento;

  • Resumo dos volumes escavados, distribuídos por categoria;

  • Distância média de transporte, DMT, do trecho;

  • Fator de contração dos materiais;

  • Localização dos depósitos de materiais excedentes e das áreas de empréstimos.

O memorial de cálculo deve apresentar no mínimo os seguintes elementos:

  • Distribuição de transporte resumida;

  • Planilha de volumes resumida;

  • Planilha de áreas de limpeza e destocamento.

Todas as seções-tipo representativas devem ser desenhadas na escala 1:100.

Devem ainda indicar o detalhamento das banquetas, bermas, taludes de corte e aterro nas diversas situações.

As quantidades de terraplenagem devem ser apresentadas conforme o caderno de serviço vigente pelo órgão responsável pela rodovia, à época da elaboração dos projetos.

© 2021 by Luan Teles.

bottom of page