
PAVIMENTOS
ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES VIÁRIAS
Os parâmetros a serem adotados para a elaboração dos primeiros estudos de um Projeto Rodoviário devem levar em conta a escolha adequada do traçado, além de possíveis impactos ambientais.
Os impactos ambientais são decorrentes das interferências causadas pela definição da Alternativa de traçado que poderá ser escolhida em funções do maior ou menor grau das interferências ambientais, a qual terá intervenção direta sobre os parâmetros dos meios físico, biótico e socioeconômico, assuntos estes que melhor serão abordados no item Estudos Ambientais.
Esta primeira atividade dos estudos preliminares contempla a elaboração do Projeto Funcional.
Nesta fase deve ser dada atenção especial a todos os elementos e dados relativos à região atravessada pelo traçado definido como menos impactante com base nas premissas iniciais da estrada ou rodovia.
Os dados obtidos serão de interesse ao adequado desenvolvimento das atividades posteriores que envolveram os levantamentos topográficos, estudos de tráfego, drenagem, geologia, geotecnia e pavimentação.




Como produto dos estudos preliminares, deve ser apresentado relatório detalhando a coleta e compilação de dados, a identificação da Alternativa do Traçado escolhida, o estabelecimento de critérios e parâmetros de projeto, estimativa de custos futuros as obras e recomendações que deverão ser consideradas nas fases de elaboração do Projetos Básico e posteriormente do Projeto Executivo.
As diretrizes para a elaboração dos primeiros estudos de um Projeto Rodoviário devem ser orientadas de acordo com as instruções de projeto dos Órgãos Rodoviários responsáveis pela rodovia, como por exemplo, o DER/SP, a DERSA, DNIT e demais Concessionárias de Rodovias.
Sua apresentação deverá ser feita em formato de desenhos em planta e seções tipo nas escalas 1:100, 1:500, 1:1.000 e 1:2.000.