top of page

Para a elaboração de um Projeto Viário de Acesso são necessários estudos preliminares de geologia e geotecnia, que são desenvolvidos como parte integrante do Projeto Funcional.
 

Os estudos de Geologia e geotecnia  tem a função auxiliar na definição das alternativas mais viáveis de traçado e das soluções de engenharia mais adequadas para futura implantação das obras.

Especificamente no âmbito dos estudos de geologia, a fase preliminar envolve a definição dos fatores condicionantes geológicos na região, como litologias, estratigrafia e estruturas, para o auxílio do estudo de alternativas de traçado viáveis.

São estudadas informações concernentes a mapeamentos existentes, cartas topográficas, mapas pedológicos, geomorfológicos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, sismológicos, documentos de avaliação de impactos ambientais etc.

Nesta etapa de Estudos, são realizadas visitas técnicas por engenheiros e geólogos, com a finalidade da elaboração do mapeamento expedito de campo ao longo da região de estudo do Projeto Viário de Acesso.

São identificadas as unidades litológicas e seus contatos, das regiões que possam apresentar afloramentos de rocha, solos de baixa capacidade de suporte, cicatrizes de antigos escorregamentos e quaisquer outros sinais que possam levar à identificação de possíveis problemas geotécnicos.

A identificação das unidades litológicas ao longo do Projeto Viário de Acesso permite estimar o comportamento geotécnico das obras de engenharia, além de identificar fontes de materiais de construção, tipos de solos, características gerais dos maciços e existência  e exploração comercial de areia, brita e concreto a serem utilizados nas futuras obras.

© 2021 by Luan Teles.

bottom of page